O plano de negócios é um documento ou relatório de planejamento que descreve os objetivos de uma empresa — com ele é possível identificar os custos de implementação de uma ideia, reduzir vulnerabilidades, riscos e incertezas que afetam o desenvolvimento mais sustentável de uma organização.
Existem quatro etapas importantes para a operacionalização de um negócio antes do início efetivo das atividades
corporativas: a identificação de oportunidades, a elaboração do plano de negócios, a captação de recursos e o
gerenciamento da empresa.
Todas essas etapas são cruciais para o sucesso de um novo empreendimento, contudo, o plano de negócios tem maior
destaque.
Isso porque a ferramenta baseia os demais requisitos, auxiliando no planejamento e na análise de viabilidade
da empresa, prevenindo riscos e combatendo obstáculos que possam impedir o crescimento da organização.
Além disso, ao projetar perspectivas com um plano de negócios bem estruturado, o empreendedor consegue determinar
em qual momento os seus esforços serão recompensados, além do estágio em que será necessário fazer investimentos
para não limitar o desenvolvimento sustentável da empresa.
COM BASE EM TUDO O QUE JÁ VIMOS NESTE ENCONTRO, CRIEM UM NEGÓCIO FICTÍCIO, UMA IDEIA QUE TENHA COMO
OBJETIVO A RESOLUÇÃO DE ALGUM PROBLEMA REAL!
EM SEGUIDA, SISTEMATIZEM TODOS OS PROCESSOS DE CRIAÇÃO DE UM
PLANO DE NEGÓCIOS, COMO A ANÁLISE SWOT; CRIAÇÃO DE MISSÃO, VISÃO,
VALORES; O PASSO A PASSO DO PLANEJAMENTO DE MARKETING,
FINANCEIRO... LEMBRANDO
QUE: ESTA IDEIA DE NEGÓCIO DEVE SER LUCRATIVA E VIÁVEL!