sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

O que é Briefing?

1) O que é um briefing? 

R: Vou começar falando o que não é briefing. Ele não é uma lista ou um checklist  (lista de checagem), o quadro abaixo apresenta de uma forma simplificada a diferença entre eles:


O objetivo do briefing é reunir informações para desenvolvimento de um trabalho. 

2) Que informações devo reunir em um briefing? 

R: O máximo que puder, geralmente o cliente passa poucas informações, sendo assim, cabe a pessoa que está fazendo o briefing fazer as perguntas certas, anotar os detalhes, tirar todas suas dúvidas e possíveis dúvida das de sua equipe/agência.

3) Tá, mas como faço isso? 

R: Para fazer um bom briefing você deve estar preparado, não vá de mãos vazias, você deve estar com um documento (briefing) que serve de guia para que você possa reunir essas informações.  

4) Tudo bem, mas manda um modelo ai? 

R: Normalmente cada Agência de Publicidade desenvolve seu próprio modelo de acordo com sua maneira de trabalhar. Você é livre para criar um modelo, ou adaptar a sua realidade. Não fique só no meu blog! Pesquise em livros, assista videos, converse com profissionais. 

Segue um abaixo um modelo.

Modelo de briefing 

       Nome da empresa:                                                            
       Nome do projeto ou campanha:
       Data de realização:
       Tarefa (o que deve ser realizado nesta atividade)
       Objetivos do projeto: (o que você quer alcançar)
       Objetivos do negócio:
       Objetivo desta comunicação:
       Contexto do projeto: (detalhes relevantes do contexto)
       Estratégia:
       Público alvo:
       Estratégia do projeto: (como vamos motivar nosso publico alvo a agir da maneira como desejamos?)
       Vantagem competitiva circunstancial: (porque eles iriam considerar o seu produto ou serviço em detrimento de outros?)
       Mensagem chave: (Qual é a promessa ou benefício único mais importante para o cliente? Em 25 palavras ou menos.)
       Suporte: (quais as provas que suportam a mensagem chave?)
        Obrigações: (que elementos devem ser incluídos no trabalho criativo? Isto é, gráficos, logos, parafernália legal, etc)
       Orçamento:
       Data do briefing:
       Conceitos criativos apresentados pela agência:
       Participaram da elaboração deste documento: (insira aqui os nomes de todos os envolvidos)







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