A propósito de termos ouvidor afirmações e de não sabermos interpretar as escrituras sagradas e de que não amamos a Virgem Maria fazemos através deste documento público a nossa profissão de fé, e ao mesmo tempo uma defesa daquela BEM AVENTURADA VIRGEM MARIA, MÃE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, segundo a palavra de Deus.
Não é verdade que nós evangélicos não cremos na Virgem Maria, não é verdade que não amamos a MÃE DE JESUS.
Pelo contrario...
É verdade que nós cremos na Virgem Maria. E é verdade que nós a amamos.
Cremos que ela foi moça pura e santa;
Cremos que foi mãe exemplar e extremosa;
Cremos que foi esposa fiel e digna de todo respeito;
Cremos que ela foi salva e que sua alma esta no céu, com seu filho Jesus e seus discípulos;
Cremos que foi mesmo bem-aventurada entre as mulheres e escolhida por Deus para ser mãe de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
Cremos que foi amada por seu filho e por Deus nosso pai;
Cremos que ela foi um vaso de benção e um instrumento nas mãos do Espírito Santo para que o Verbo Divino se encarnasse;
Cremos que ela, mulher de oração, recebeu o Batismo com o Espírito Santo, juntamente com os apóstolos no dia de Pentecostes;
Cremos que ela amava a Palavra de Deus e lia o Santo Livro com meditação profunda;
Cremos no seu exemplo vivo de fé e submissão à vontade de Deus;
Cremos que devemos seguir seu exemplo de santidade e pureza de coração, se quisermos alcançar a salvação de nossas almas.
PORÉM...
Não cremos nas imagens que dela fizeram e fazem;
Não cremos nas diversificações do nome de Maria;
Não cremos no poder miraculoso dessas imagens;
Não cremos na mediação de Maria ou que ela interceda por nós junto com o Nosso Senhor Jesus Cristo;
Não cremos que se deva prestar culto a ela, ou dirigir-lhe preces para que interceda por nós agora e na hora de nossa morte.
E, porque não cremos?
NÃO CREMOS NAS IMAGENS QUE DELA FIZERAM, porque a Palavra de Deus, que a Virgem Maria amou, proíbe fazer imagens de escultura:
“Não fará para ti imagem de escultura, nem figura alguma do que esta em cima nos céus, ou embaixo na terra, ou nas águas, debaixo da terra. Não te prostarás diante delas e não lhes prestaras culto...” ( Exôdo 20: 4 e 5 )
NÃO CREMOS NA DIVERSIFICAÇÃO DO NOME DE MARIA, por que ela foi uma só, e seu único nome foi Maria. Hoje deram-lhe mais de 200(duzentos) nomes ( Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora do Bom Parto, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Rocio, Nossa Senhora da Cabeça, Nossa Senhora de Copacabana, Nossa Senhora dos Aflitos), e tantos outros nomes e apelidos deram a mãe de Jesus, que será impossível enumerar, isso é ridículo e depõe contra a verdadeira Virgem Maria.
O amigo leitor gostaria de ver, sua mãe com tantos apelidos? Infelizmente, o nome da Virgem Maria transformou-se numa fonte de rendas no comercio ( São bares, lanchonetes, borracharias, farmácias e ate funerárias com nome de Nossa Senhora Aparecida, etc. ) estará Jesus Cristo satisfeito com isso? Cremos que não.
Não cremos no poder miraculoso da imagem porque lemos no Salmo 133 (115), que os ídolos não tem poder algum:
“quanto a seus ídolos de outro e prata, são eles simples obras da Mao de homens. Tem boca, mas não falam, tem olhos e não podem ver. Tem ouvidos, mas não ouvem, nariz e não podem sentir. Tem mãos, mas não apalpam, pés e não podem andar. Sua garganta não emite um som.”
Não cremos na mediação de Virgem Maria, ou que ela interceda por nos junto ao Nosso Senhor, porque a Bíblia afirma que: há um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo. Homem” (1 Timóteo 2:5).
Não cremos que o apostolo Paulo ensinou inverdades aos primitivos cristãos. Por isso não cremos haver alem de Cristo, outros mediadores.
Não cremos que deva prestar culto ou veneração a Maria, porque lemos na Bíblia as palavras de seu próprio filho Jesus, reprovando esta atitude no evangelho de Lucas 11:27 e 28. Enquanto ele assim falava uma mulher levantou a voz no meio do povo e lhe disse. “bem aventurado o ventre que te trouxe e os peitos que te amamentaram!” Mas Jesus replicou: antes “bem aventurados são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a observam.”
Não cremos que se deva dirigir preces a Virgem Maria, porque a Bíblia não lhe atribuiu divindade. Se não é divina, não pode ouvir as orações de seu devoto. Só Deus é onisciente, Onipresente e Onipotente. Só Deus pode ouvir as orações de todos os seres humanos ao mesmo tempo, porque só Deus sabe de todas as coisas, está em todos os lugares e em toda a parte, a mesma hora, só Deus tem poder pra fazer todas as coisas. A Virgem Maria não sabe todas as coisas, não tem poder para fazer todas as coisas e não está em toda parte, ela esta no céu.
O que cremos então?
Cremos que Maria esta salva com Deus, com os anjos, e todos a semelhança morreram em Cristo;
Cremos que, para chegarmos onde ela está, precisamos ler a Bíblia, que nos ensina pedir a Jesus, com arrependimento e fé, o perdão de nossos pecados, confirmado no seu sangue como único meio de purificação;
Cremos que precisamos nos converter dos nossos maus caminhos e mudar de vida, abandonar o pecado e experimentar o novo nascimento de que Jesus falou, para alcançarmos a salvação que a Virgem Maria alcançou;
Cremos que devemos viver santamente neste mundo, depois da conversão a Cristo, imitando o digno proceder da Virgem Maria e dos santos apóstolos de Nosso Senhor, se quisermos chegar onde eles estão;
Cremos também com muita sinceridade que todos os que obedeceram o imperativo, o único mandamento de Maria, serão salvos. Encontramos este mandamento no evangelho de Joao 2:5 que diz “fazei o que Ele (Jesus) vos mandar.” Para fazermos o que Jesus nos manda precisamos conhecer a Bíblia, os Evangelhos.
Cremos ainda que nós examinamos a Bíblia e cremos nos Evangelhos, somos os que de fato, honramos a Virgem Maria, obedecendo o seu mandamento de fazer o que Jesus manda. Foi Nosso Senhor Jesus Cristo que nos ordenou crer no Evangelho e, queremos obedecê-lo (“arrependei vos e crede no Evangelho” Marcos 1:15). Assim cremos porque lemos na Bíblia.
Se o amigo leitor ama a Virgem Maria, Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, obedeça também o mandamento dela: “faça tudo o que Ele (Jesus) disser”, examine a Bíblia, o único livro capaz de levá-lo à verdade segura e à experiência pessoal de salvação com Aquele que declarou. “ toda autoridade me foi dada no céu e na terra”-Mateus 28:18.
Nota: todas as citações Bíblicas foram extraídas da Bíblia Sagrada, impressa pela igreja Católica Romana, na editora Ave Maria, Rua Martim Francisco, nº 640/656-Cxp:615-São Paulo.
Retirado de um folhetim da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil.